segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Nossa Gratidão!

O almoço promovido pela Paróquia da Ascensão no dia 8 de novembro foi um grande sucesso de participação, superando as expectativas da equipe organizadora. Foi um evento lindo, onde as pessoas se sentiram bem servidas, acolhidas e dispostas a retornar na próxima promoção. Mas para isso acontecer foi necessário o comprometimento de muita gente. 
E este comprometimento de pessoas solidárias e generosas deve ser destacado, valorizado como bom exemplo do que é a vida cristã. Numa comunidade cada pessoa cumpre a sua parte e todos e todas fazem acontecer a missão de Deus no mundo.
Depois de acompanhar a realização deste almoço, que faz parte da programação do Ano do Centenário da Paróquia da Ascensão, nos sentimos no dever e mais do que isso, na alegria de externar a gratidão para com todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para que este evento pudesse se realizar.
Podemos reunir os pontos positivos e negativos sobre nosso trabalho e elencar alguns detalhes a serem melhorados, mas não temos dúvida de que todas as pessoas envolvidas fizeram o que acreditavam ser o melhor para garantir o sucesso do evento. Por isso, cada um e cada uma merece um sincero “Muito Obrigado!”.
Com o envolvimento das pessoas de fora, seja nas equipes de trabalho ou na participação no almoço, sabemos o quanto esta comunidade da Igreja Episcopal Anglicana tem prestígio e é amada pelo bairro Teresópolis. A fundamental dedicação dos paroquianos, desde o lançamento do almoço até os últimos preparativos e a sua realização, demonstra que somos uma comunidade forte pela união das pessoas, somos uma igreja viva, formada por gente que vive a Igreja. Por tudo isso, expressamos nossa gratidão a Deus, rogando sua bênção e proteção aos irmãos e irmãs que se empenharam em favor da realização deste almoço.
Em Cristo,
Revdo. Pilato Pereira – Pároco na Paróquia da Ascensão

sábado, 17 de outubro de 2015

Dia 8 de novembro tem almoço na Ascensão


Já estamos comemorando o centenário da Ascensão!!!

No dia 8 de novembro próximo, a Paróquia da Ascensão realiza o primeiro almoço do ano de comemoração do seu centenário. Será o tradicional Galeto da Ascensão, regado de coxa, sobre coxa, salsichão, massa, maionese, saladas, frutas e sobremesa.
O almoço é oferecido ao valor de R$ 25,00 e o número do cartão dará direito de participar do sorteio de uma bicicleta 18 marchas. A renda deste almoço será aplicada no pagamento das obras de restauração do templo inaugurado em 1922.
Dia 8 de Novembro, com início às 12 horas, no Salão Paroquial da Ascensão.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Caminhada Ecológica cancelada por excesso de chuvas

Paz e Bem!
A Diocese Meridional tinha programado uma Caminhada Ecológica de encerramento da Semana Franciscana para o dia 11 de outubro, próximo sábado, em Santo Antônio da Patrulha e Caraá, mas a mesma foi cancelada por causa do excesso de chuvas. 
As comunidades da Missão do Advento, na Quebrada do Rio dos Sinos, município de Caraá, do Ponto Missionário Emanuel e da Paróquia São Mateus, de Santo Antônio da Patrulha, estavam mobilizadas para receber os participantes desta caminhada e repetir o ótimo encontro ocorrido em 2014. Mas, esse momento de espiritualidade e consciência ecológica fica para uma outra oportunidade. 
Informando o cancelamento da Caminhada Ecológica nesta data, agradecemos a acolhida e apoio manifestado pelas comunidades de Caraá e Sto. Antônio, também anunciamos que possivelmente, seja agendada nova data para uma atividade em alusão ao tema do meio ambiente no local onde estava previsto o evento de sábado. 

Abraços fraternos do Movimento Francisclariano e TSSF da Diocese Meridional.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Chá Beneficente

CONVITE

A Paróquia da Ascensão tem a alegria de convidar para o Tradicional Chá Beneficente, que neste ano faz parte da programação do Ano do Centenário da Ascensão.
Data: 26 de setembro - Sábado.
Horário: 15 horas
Valor do ingresso: R$ 20,00.
Informações: 
WatsApp: 8546.3317 
E-mail: ascensaoieab@gmail.com
Fones: (51) 3318.6009 - 8634.7250 - 86347249

domingo, 6 de setembro de 2015

Grito dos Excluídos 2015

A 21ª edição do Grito dos Excluídos, em 2015, tem como lema: "Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?"

Em Porto Alegre, terá um ato no dia 7 de setembro, a partir das 9h00.
- Concentração na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 155 (em frente ao CTG da Azenha).
- Abertura e mística.
- Interação com o povo do Acampamento Farroupilha e do desfile militar. 

Clique na imagem para ampliar e ver co cartaz do 21º Grito dos Excluídos.

sábado, 5 de setembro de 2015

IGREJA VIVA: Ano 32 - Nº. 81 - Setembro/2015

Na sequência de imagens segue as 4 páginas do Boletim Informativo da Paróquia da Ascensão, IGREJA VIVA: Ano 32 - Nº. 81 - Setembro/2015. 
Clique na imagem para ampliar e ler.




sábado, 27 de junho de 2015

Inicia a pintura do templo

Quase no final de 2014 realizamos as reformas no salãozinho junto aos átrios das sacristias e também conseguimos conter parte das goteiras no templo. 

E 2015 é o ano da pintura externa da igreja para poder deixar a casa de Deus e do povo ainda mais linda para celebrar o centenário da Paróquia da Ascensão em 2016. No centenário da nossa Paróquia vamos poder receber toda a Diocese Meridional Ieab para o o Concílio Diocesano.

Todos que olham a igreja da Ascensão dizem que ela é linda, se encantam com sua bela arquitetura rodeada de verde, em plena sintonia com a natureza. Agora, além do olhar, precisamos do coração de quem vê a beleza e se sensibiliza a ajudar a preserva-la.

sábado, 13 de junho de 2015

Leituras para domingos de junho


  • 01 de junho – Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria e Primeiro Culto da Igreja Episcopal do Brasil (1890)
  • 04 de junho – Corpus Christi
  • 07 de junho – Segundo Domingo depois de Pentecostes
  • I Samuel 8:4-11 [12-15] 16-20 [11:14-15]; Salmo 138; II Coríntios 4:13-5:1; Marcos 3:20-35
  • 11 de junho – Barnabé, Apóstolo.
  • 14 de junho – Terceiro Domingo depois de Pentecostes:
  • I Samuel 15:34-16:13; Salmo 20; II Coríntios 5:6-10 [11-13] 14-17; Marcos 4:26-34
  • 21 de junho – Quarto Domingo depois de Pentecostes:
  • I Samuel 17:[1a, 4-11,19-23] 32-49 ou I Samuel 17:57-18:5,10-16; Salmo 9:9-20 ou Salmo 133; II Coríntios 6:1-13; Marcos 4:35-41
  • 24 de junho – Natividade de João Batista
  • 28 de junho – Quinto Domingo depois de Pentecostes:
  • II Samuel 1:1, 17-27; Salmo 130; II Coríntios 8:7-15; Marcos 5:21-43
  • 29 de junho – Pedro e Paulo, Apóstolos
  • 05 de julho – Sexto Domingo depois de Pentecostes:
  • II Samuel 5:1-5, 9-10; Salmo 48; II Coríntios 12:2-10; Marcos 6:1-13

As leituras indicadas estão conforme o Lecionário Comum Revisado da IEAB

Agenda de Junho 2015

Celebração da Santa Eucaristia: 
todos os domingos, as 09h30min.
Reunião da UMEAB:
Em quinta-feira, a cada 15 dias, as 14 horas (as datas serão combinadas).
Templo aberto e atendimento pastoral: 
Quarta e quinta-feira, todo o dia.
Reunião da Junta Paroquial: 
dia 14 de junho, domingo, as 8:30 horas.
Chá Comunitário da UMEAB:
Dia 27 de junho a partir das 14 horas. Não tem venda de ingresso. Os participantes compartilham doces e salgados.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A Paróquia da Ascensão celebrou no domingo, 7 de maio o Dia Mundial do Meio Ambiente, onde a liturgia também destacou um breve histórico da data e o lema para o ano de 2015, que é “Sete Bilhões de Sonhos. Um Planeta. Consuma com Cuidado”.
Foi no ano 1972, em Estocolmo, na Suécia, no seu primeiro encontro mundial sobre meio ambiente, que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 5 de junho como o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, o Dia da Ecologia. O meio ambiente deve estar no centro das preocupações da humanidade, pois, o futuro da Terra depende do desenvolvimento de valores e princípios que garantem o equilíbrio ecológico.

Arcebispa dos Estados Unidos na Paróquia da Ascensão

O projeto “Teresópolis Eco Criança” fez parte do roteiro da Arcebispa (bispa presidenta) da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, a Reverendíssima Katherine Jefertson Shori, em sua visita ao Brasil nos dias 5, 6 e 7 de junho. 
A Bispa Katherine esteve em Porto Alegre para as celebrações de ação de graças pelos 125 anos de anglicanismo no Brasil, 50 anos de autonomia da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e pelos 30 anos de ordenação feminina na IEAB. 
Em mensagem para a equipe do projeto nos preparativos da visita da Arcebispa, o Bispo Diocesano, Dom Humerto escreveu: 
“O Projeto que vocês iniciaram tem trazido muita esperança e luz para a vida desta paróquia quase centenária e para outras comunidades que já solicitaram vossa presença, por isso minha gratidão e reconhecimento”.
No domingo, sete de maio, o culto da Paróquia da Ascensão também foi de ação de graças pelos motivos já mencionados e destacando que nossa paróquia foi uma das primeiras comunidades a passar pelo processo de emancipação, quando da autonomia da IEAB.

(Na foto a bispa Katherine na Catedral da Trindade, com a Reverenda Carmen Etel, a primeira mulher ordenada no Brasil)

Semana de Oração pela Unidade Cristã

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), que foi comemorada entre 17 e 24 de maio, enfocou um tema inspirado no evangelho de João: “Dá-nos um pouco da tua água”. No dia 18 de maio a Paróquia da Ascensão viveu um forte momento ecumênico com a presença de alunos e professores do Colégio Pastor Dohms (Unidade Zona Sul), com três momentos de oração e reflexão ecumênica, reunindo aproximadamente 400 pessoas.
Os trabalhos foram coordenados pelo diretor da escola, Pastor Klaus, o Bispo Diocesano, Dom Humberto, a Postulante Helena e o Ministro Leigo Paulo.

Exposição de Artes na Ascensão

A artista plástica e postulante, Helena Gastal, fez exposição de artes entre os dias 30 de maio e 7 de junho, na Paróquia da Ascensão, com Curadoria de Lina Martins. A noite de vernissage foi no sábado, 30 de maio, prestigiada por amigos, familiares, artistas, membros da Ascensão e de outras paróquias da Diocese, bem como representantes da comunidade e da Ordem das Filhas do Rei.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dia das Mães com Educação Ambiental na Ascensão

O domingo, 10 de maio, dia das Mães, na Paróquia da Ascensão, foi marcado pelo segundo encontro do projeto “Teresópolis Eco Criança”. Além das atividades de educação ambiental, as crianças participantes do projeto também fizeram um homenagem para suas mães. O grupo de crianças passou a tarde aprendendo e desenvolvendo ações educativas de como cuidar melhor da mãe natureza. E para coroar o encontro, fizeram com as próprias mãos, em material reciclado, uma flor para as mães, que também receberam um diploma dos filhos.
Como foi uma tarde chuvosa, a maioria das atividades aconteceram no salão paroquial, mas com alguns momentos sem chuva, também ocorreram ações em ar livre. E a homenagem para as mães foram no templo.
Logo em breve será divulgado a data do próximo encontro. O projeto “Teresópolis Eco Criança” é realizado em parceria pela Paróquia da Ascensão com a Pró-Bioma e conta com o patrocínio da Livraria Plimque e WestSide Curso de inglês e a participação de oficineiros e educadores ambientais voluntários.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Encontro Francisclariano

No dia 25 de abril, a Paróquia da Ascensão acolheu o encontro do Movimento Francisclariano e Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco (TSSF), com a presença dos animadores da Ordem no Brasil Barbara Baumgarten e David Catron e o do bispo diocesano, Dom Humberto. 
Na ocasião foi planejado a participação no retiro nacional da Ordem e as atividades da Diocese Meridional, como Tempo para a Criação e Semana Franciscana. Também ocorreu a acolhida do postulante Pilato Pereira como Noviço da TSSF. 
Os irmãos e irmãs presentes avaliaram que o movimento inclui a presença de Santa Clara de Assis. Por isso, ficou definido com o nome de Movimento Francisclariano e segue sua caminhada em sintonia e apoio mútuo com a TSSF - Terceira Ordem da Sociedade de São Francisco.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Domingo de Educação Ambiental na Ascensão

No domingo, 19, o pátio da Paróquia da Ascensão e Diocese Meridional foi tomado de crianças acompanhadas de seus pais, educadores ambientais e pessoas da comunidade para o início do projeto “Teresópolis Eco Criança”. 

As crianças e responsáveis pelo projeto usaram camiseta e boné com a arte produzida, por Helena Gastal, que retrata diversas culturas e etnias de pessoas ao redor do Planeta, todos cuidando da vida. Este é o propósito do projeto “Teresópolis Eco Criança”, fazer com que cada vez mais as pessoas se conscientizem das responsabilidades comum de todos em preservar a vida na sua integridade.

O lançamento do projeto “Teresópolis Eco Criança” se deu oficialmente na tarde de domingo, mas fez arte da liturgia do culto da manhã, onde também foi celebrado o Dia do Índio. 

Durante a tarde, após a introdução e uma exposição da bióloga Fabiana Smolinski, as crianças foram desafiadas a serem “detetives da natureza”. Cada uma a com uma lupa em mãos pode procurar diversas formas de vida no pátio e registrar em seu caderno de registros, em forma de palavras ou desenho. Também teve piquenique com lanches naturais no gramado, além de outras atividades. 

O próximo encontro será  em 10 de maio, onde também será celebrado o Dia das Mães. Crianças que não participaram do primeiro encontro, também podem se inscrever e jé participar no próximo. O projeto “Teresópolis Eco Criança” é realizado em parceria pela Paróquia da Ascensão com a Pró-Bioma e conta com o apoio de Plimque e WestSide na confecção de bonés, camisetas e outros materiais. Oficineiros e educadores ambientais são trabalhos voluntários. 




quarta-feira, 15 de abril de 2015

Domingo, dia 19, será lançado projeto de educação ambiental na Paróquia da Ascensão

Espaços e bens ambientais preservados por, praticamente, um século na Paróquia da Ascensão e Diocese Meridional vão ser disponibilizados para educação ambiental no bairro Teresópolis em Porto Alegre.

No próximo domingo, 19 de abril, Dia do Índio, será lançado o projeto “Teresópolis Eco Criança”, coordenado pela Paróquia da Ascensão e Pró-Bioma LTDA, com apoio de Plimque e WestSide. Será desenvolvido no espaço interno da Paróquia da Ascensão, localizado à Av. Eng. Ludolfo Boehl, Nº 300, bairro Teresópolis, um programa de Educação Ambiental com as crianças desse mesmo bairro, haja vista a necessidade de um projeto que vise a conscientização ambiental local, em face a disponibilidade dos bens ambientais no bairro sem o devido conhecimento por parte da comunidade. O projeto insere-se como de extrema necessidade e relevância como ferramenta de educação junto ao público infantil, de maneira a mostrar-lhes sobre a preservação ambiental local com reflexo global. 
O Projeto “Teresópolis Eco Criança” terá o acompanhamento de Bióloga, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Pedagoga e representantes da Paróquia e vai trabalhar com crianças com idade entre 5 a 9 anos, moradoras do bairro Teresópolis. Cada encontro, seja no sábado ou no domingo, deverá contar com um grupo de no máximo 15 (quinze) crianças. Os pais e/ou responsáveis poderão permanecer no local durante o período das atividades. Haverá encontros em que eles farão parte de alguma atividade lúdica. A arte do Projeto “Teresópolis Eco Criança” é da artista Helena Gastal.

Local: Paróquia da Ascensão – Av. Eng. Ludolfo Bohel, nº 300 – Bairro Teresópolis, Porto Alegre. Encontros aos finais de semana de acordo com a necessidade. 
Contatos para informações e inscrições, podem ser pelos telefones: (51) 3318-6009 – Helena Gastal; (51) 3239-4977 Bióloga Fabiana Smolinski; 86347250 e 86347249 – Paróquia da Ascensão ou pelo e-mail ascesnsaoieab@gmail.com

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Mensagem de Páscoa do Bispo Diocesano

O bispo da Diocese Meridional, Dom Humberto Eugenio Maiztegui Gonçalves, enviou carta para as comunidades com sua mensagem especial de Páscoa, onde fala do significado do Domingo de Ramos, da Semana Santa, e o Domingo de Páscoa. Fazendo referência aos 30 anos de ordenação feminina e aos 50 anos da autonomia da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), o bispo fala do momentos de Páscoa na vida da Igreja. A autonomia da Igreja brasileira foi em 1965 e a primeira ordenação feminina na IEAB ocorreu em 5 de maio de 1985, quando foi ordenada diácona a Reverenda Cônega Carmen Etel Alves Gomes.
Leia a mensagem na íntegra:

MENSAGEM EPISCOPAL DA PÁSCOA

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

No Domingo de Ramos ou da Paixão, iniciou uma caminhada simbólica, litúrgica e espiritual. Jesus reconhecido como “rei” segue o caminho até a Cruz, sobre a qual estava escrito: “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”. Na Quinta Feira Santa, lembramos Ceia Pascal e do Lavapés, momento em que Jesus mostra o sentido do serviço e reparte seu Corpo e Sangue para que sirvam como refeição de unidade, fortalecimento e esperança. No Sábado, raramente lembrado, acontece a vigília, a espera, a expectativa. No Domingo da Páscoa, Domingo da Ressurreição, se dá a passagem da morte para a vida, do desespero para a esperança, da desgraça para a Graça. Na Páscoa começa um novo caminho, o caminho que todas as pessoas que amam a vida são convidadas, por Cristo, a percorrer. 
Na ordenação feminina também houve uma longa caminhada. A Semana Santa das mulheres, rumo ao ministério ordenado na IEAB demorou 10 anos, entre 1975 e 1984 (primeira vez em que foi tratado o assunto em um Sínodo e a aprovação). A Páscoa foi em 5 de Maio de 1985, quando foi ordenada diácona nossa Revda. Cônega Carmen Etel Alves Gomes. Então, inicia-se a segunda parte da caminhada, cujos frutos já vemos nas reverendas, nos assuntos que as mulheres têm trazido para a reflexão teológica e pastoral na IEAB, e nas perspectivas futuras rumo ao episcopado (ainda não ocupado por uma mulher).
Na autonomia, a caminhada da Semana Santa foi entre 1940 - quando foi sagrado o primeiro bispo brasileiro, Dom Athalício Theodoro Pithan - e a autonomia em 1965 (nossa Páscoa como IEAB). A segunda parte da caminhada vai sendo percorrida até agora, no desafio de sermos uma igreja sustentável, evangelizadora e missionária, encarnada na história, na vida e na cultura do povo brasileiro. 
A Igreja se reencontra na Páscoa com seu sentido de ser e de agir. Este dom também é oferecido a cada pessoa. Venham, façamos mais uma vez o caminho da proclamação, da partilha, da morte, da vigília e da ressurreição, para que possamos estar em Cristo e vencer com Cristo. Vivamos este tempo de Ressurreição, fortalecendo nossa esperança!

+Dom Humberto Eugenio Maiztegui Gonçalves
Bispo Diocesano

sexta-feira, 27 de março de 2015

Hora do Planeta 2015

A Hora do Planeta 2015 é uma grande mobilização em combate ao aquecimento global. No final de março de cada ano, a Hora do Planeta reúne comunidades de todo o mundo que celebram um compromisso com o planeta, apagando luzes por uma hora designada.
Esta que é a sétima edição da campanha mundial ocorre no sábado, 28 de março, às 20h30min, e tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre as alterações climáticas. Neste ano, a campanha tem como slogan: use o seu poder contra as alterações climáticas. 
Neste sábado,  cidades, empresas e pessoas irão apagar as luzes por 60 minutos, entre 20h30min e 21h30min.
Mais informações no site do WWF Brasil 
Clique AQUI para assistir o vídeo.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Novo Pároco da Ascensão

CONVITE:
A Paróquia da Ascensão Convida para a instituição do novo pároco, Reverendo Pilato Pereira, a realizar-se no dia 29 de março, Domingo de Ramos, com a presença do bispo diocesano e atual pároco , Dom Humberto Maiztegui.

Dia 29 de março, as 09h30min.
Paróquia da Ascensão
Av. Eng. Ludolfo Boehl, 300, 
Bairro Teresópolis - Porto Alegre/RS 

Contatos da Paróquia:
Fones: (51) 3318.6009 - 8634.7250 - 86347249 
WatsApp: 8546.3317 
E-mail: ascensaoieab@gmail.com
Blog: ascensaoieab.blogspot.com.br 
Face: facebook.com/ascensaoieab

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Boletim Informativo - Ano 32 - Nº. 74 - Fevereiro/2015

A Paróquia da Ascensão está retomando o Boletim Informativo IGREJA VIVA. O conteúdo da edição de fevereiro de 2015, que está impressa e sendo distribuída, também é publicada aqui no blog.

Editorial

A Paróquia da Ascensão, neste ano preparativo ao seu centenário, que será em 2016, resgata o informativo IGREJA VIVA, que circulou por muitos anos entre as famílias de paroquianos e na comunidade. Quando optamos por retomar o informativo paroquial com o mesmo nome, estamos dando valor a nossa história e honrando a memória de irmãos e irmãs que doaram suas vidas em favor da missão de Deus através desta comunidade da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, no bairro Teresópolis em Porto Alegre. O exercício da memória e homenagem ao passado, resgatando fatos e lembrando pessoas, nos faz ver um futuro animador e nos coloca no tempo atual com uma esperança firme de que é possível realizar o que sonhamos, isto é, ser sempre mais uma igreja viva, feita de gente que vive a igreja.
Quando os paroquianos que nos antecederam na missão escolheram o nome IGREJA VIVA para o informativo paroquial, certamente, assim como nós hoje, queriam dar notícias de uma igreja viva, acolhedora e a serviço da vida. Desejamos fazer este boletim informativo circular mensalmente nos lares de paroquianos e na comunidade como um meio de evangelização e testemunho da fé. O que temos aqui é um modesto veículo de comunicação, mas que será também um elo em nossa comunhão e um mensageiro de esperança e fé. IGREJA VIVA, mais que um informativo paroquial é um sinal e instrumento da união que vivemos em Cristo Jesus. Esta edição, além das informações paroquiais e litúrgicas para o mês de fevereiro, traz as palavras do Pároco, Dom Humberto, do Primeiro Guardião, Paulo Sobrinho, da Postulante Estagiária, Helena Gastal e do Coadjutor, Revdo. Pilato Pereira.
Boa Leitura.

"O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia" (Marcos 1:15).


Mensagem de Dom Humberto
(Pároco Interino da Ascensão e Bispo Diocesano)
Queridas irmãs e irmãos em Cristo, que a divina Paz que só o Senhor pode nos dar seja com cada um e cada uma de vós e com as vossas famílias. O mês de Fevereiro ainda marca o tempo da Epifania, isto é, da luminosa manifestação de Jesus para toda a humanidade. Já, no fim deste mês, iniciamos, na Quarta Feira de Cinzas, dia 18 de Fevereiro, a Quaresma. Quaresma é um tempo diferente, um tempo de reflexão. Por que a quaresma, assim como uma quarentena, nos convida a nos retirar para dentro de nossa vida, e para dentro da caminhada do povo de Deus e da revelação de Deus em Cristo? Porque o método da transformação divina do universo sempre é DE DENTRO PARA FORA E DE BAIXO PARA CIMA! Não vamos ver Deus fora de nós se não o descobrirmos dentro de nós! Não é que Deus não esteja fora de nós. A ação de Deus perpassa tudo, seus sinais estão em tudo. No entanto, como afirmou o Senhor Jesus, se não descobrirmos a presença de nós dentro de nós a presença divina fora de nós tornasse imperceptível!
Na Quarta Feira de Cinzas, se não puder vir na igreja, faça sua oração lembrando da frase: “tu és pó e ao pó voltarás”. E com esta frase lembre-se que sem Deus nada somos, nada podemos, e nada temos. A partir daí vamos reconstruir nossa fé. Reconstrução que só se completa na vivência do mistério grandioso da Ressurreição na Páscoa, passando por todos os eventos da Semana Santa.
Nossa comunidade também passa por uma Epifania! Ela está aparecendo, sendo vista e percebida cada dia por mais pessoas, mas corresponde a nós mostrar que nela está a Luz de Cristo. Mas também, a mesma comunidade precisa passar por uma Quaresma, um exame profundo e comprometido do que podemos e devemos fazer melhor para que mais pessoas encontrem Cristo como nós encontramos, e através do testemunho do que nos d’Ele recebemos!
Venha participar, Jesus está te esperando na Paróquia da Ascensão de braços abertos nos braços de cada irmã e irmãos em Cristo, dos ministros e ministras, e na Palavra e nos Sacramentos!

Mensagem do Primeiro Guardião
Voltando a edição deste Boletim, nos dirigimos aos antigos paroquianos que já o conhecem, mas, também, aos novos paroquianos, para que, nos acompanhando em leitura, compartilhem da nossa comunidade e cada vez mais se integrem e interajam com as suas atividades em nossa paróquia, trazendo cada vez mais, suas idéias e pensamentos dentro de uma espiritualidade própria para o nosso convívio.
Em passagens bíblicas gosto muito de Eclesiastes 4:9-10
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, Porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se uma cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!”
Se um dia fomos recebidos em nossa igreja, vamos juntos, deixar que a nossa espiritualidade aflore para também acolher essa igreja em nossas atitudes diárias com Cristo em nossos corações!
Paulo B. Sobrinho - 1º Guardião e Ministro Leigo


Epifania
“Porque, no mistério do Verbo feito carne, fizeste brilhar uma nova luz em nossos corações e conhecer tua glória na face de teu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor.”  (LOC, p. 100)
Queridos irmãos e irmãs, que neste tempo de Epifania, possamos nós acolher essa dádiva de amor em nossos corações, e assim, resplandecer a glória de Nosso Senhor. Que neste ano de 2015, através do nosso compromisso de cristãos, sejamos também luz, refletindo a luz de Cristo na construção de um mundo melhor.
Helena Gastal de Castro Ramos - Postulante

No dia 21 de dezembro, de 2014, a Paróquia da Ascensão celebrou o quarto Domingo do Advento com dois motivos muito especiais: a instituição do Ministro Leigo Paulo Bevervanso Sobrinho e a reinauguração do salãozinho. A empresa construtora Newton Goulart, contratada para a reforma do salão, doou os serviços de conserto provisório no telhado da Igreja, para atacar as goteiras.

Um século, estamos em Missão.
Em 2016 a Paróquia da Ascensão completa um século de caminhada. E não se trata apenas do aniversário de 100 anos de uma paróquia, mas de um século pleno da presença episcopal anglicana no bairro Teresópolis. Ao celebrar o centenário da Ascensão, memoramos os 100 anos da vida da nossa Igreja presente neste lugar como uma referência também em educação e cidadania, através de seus contínuos esforços de evangelização. Os tempos mudaram, os ventos sopram ares diferentes, os lugares foram transformados pelo tempo e por mãos humanas e as pessoas que por aqui passam ou aqui se instalam e constituem suas vidas e famílias, trazem outros e diversos sentimentos e ideais. Ou seja, onde estão plantadas nossas raízes por quase 100 anos, tudo muda muito rapidamente. Mas em um século de presença, aprendemos a conviver com as diferenças e a caminhar com as mudanças. Quando foi dado o início desta caminhada há quase 100 anos, os protagonistas desta história estavam em missão. A Igreja foi construída, erguendo templo, congregando pessoas e abrindo caminhos para muitos conhecerem o Evangelho. Mas, não podemos apenas pensar que “foi um tempo de missão”. Temos que estar convictos de que estamos em missão! Reverendo Pilato Pereira - Coadjutor


Agenda de Fevereiro de 2015:
Celebrações aos Domingos, sempre no horário das 09h30min, exceto na Quarta-feira de Cinzas que será às 19h30min.
1º de fevereiro - 4º Domingo depois da Epifania:
Deuteronômio 18:15-20; Salmo 111; I Coríntios 8:1-13; Marcos 1:21-28;
08 de fevereiro - 5º Domingo depois da Epifania:
2 Reis 4:(8-17)18-21; Salmo 142; 1 Coríntios 9:16-23; Marcos 1:29-39;
15 de fevereiro - Último Domingo depois da Epifania:
1 Reis 19:9-18; Salmo 27:5-11; 2 Pedro1:16-19(20-21); Marcos 9:2-9;
18 de fevereiro - Quarta-feira de Cinzas:
Joel 2:1-2, 12-17 ou Isaías 58:1-12; Salmo 103(103:8-14); 2 Coríntios 5:20b-6:10; Mateus 6:1-6, 16-21;
22 de fevereiro - 1º Domingo da Quaresma:
Gênesis 9:8-17; Salmo 25:1-10; 1 Pedro 3:18-22; Marcos 1:9-15;
1º de março - 2º Domingo da Quaresma:
Gênesis 22:1-14; Salmo 16; Romanos 8:31-39; Marcos 8:31-38;


Junta Paroquial: Paulo Bevervanso Sobrinho (1º Guardião e 2º Tesoureiro); Edna Winkler (1ª Tesoureira); Flávio Vendramini Alabarce (Custódio do Patrimônio e 2º Guardião); Olga Maia de Azevedo (1ª Secretária); Maria Lígia Gasperin (2ª Secretária); Geraldo Bierhals; Maria Iara Mascarello; Luzia Porto.
Pároco: Dom Humberto Maiztegui Gonçalves; Coadjutor: Reverendo Pilato Pereira; Estagiaria: Postulante Helena Gastal de Castro Ramos.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.  
No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é de 18 a 25 de janeiro (período entre as festas de São Pedro e São Paulo)
No hemisfério Sul, a Semana de Oração acontece geralmente no período de Pentecostes. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

E neste ano o Brasil foi escolhido para preparar o subsídio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015. O subsídio é intitulado “Dá-me de beber”, inspirado num trecho do Evangelho de João que propõe o encontro de Cristo com a samaritana, como ícone do amor que consegue superar toda separação por questões e fatores confessionais, étnicos ou culturais. 
O texto foi elaborado por um grupo de trabalho escolhido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e, posteriormente revisado pela Comissão internacional nomeada pelo Conselho Mundial de Igrejas e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. O subsídio brasileiro vai orientar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) em todo o mundo.
O gesto bíblico de oferecer água aos que chegam, é uma forme de acolhida que está presente na religiosidade brasileira. Espera-se que os estudos e meditações provocados pela história bíblica do encontro de Jesus com a mulher samaritana no poço (João 4:1-27) possam ajudar as pessoas e comunidades a refletir sobre a dimensão do diálogo que Jesus nos propõe como Reino de Deus.
Mais informações:

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Domingo com Batismo na Ascensão

O Primeiro Domingo da Epifania na Paróquia da Ascensão foi celebrado pelo bispo diocesesano Dom Humberto, que também realizou o Batismo de Julia Rosa, filha de Daniel Machado Rosa e Andreia Rosa e neta da srª. Diná Machado.
O celebrante destacou que neste Domingo a tradição da Igreja nos apresenta duas motivações: a Epifania (a manifestação luminosa da presença do Salvador do Mundo através da Estrela), e a Festa do Santo Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Aqui segue a Meditação da Palavra, feita por Dom Humberto e o roteiro da Liturgia.

Meditação
1. Queridas irmãs e irmãos em Cristo, em especial a família da Julia. Neste Domingo a tradição da Igreja nos apresenta duas motivações: a Epifania (a manifestação luminosa da presença do Salvador do Mundo através da Estrela), e a Festa do Santo Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
2. Julia, que vem com seu pai Daniel, sua mãe Andréia, seus padrinhos e madrinhas, para vivenciar aqui o Santo Batismo é um presente divino que dá sentido a tudo isto e muito mais!
3. Julia é uma estrela que surgiu na vida da sua família, e através da família agora brilha entre nós. Uma pequena estrela com uma grande luz! Uma estrela que só brilha para que a viu surgir e para quem tem a sensibilidade de ver a luz através dela!
4. Na Epifania, a verdadeira luz não era do sinal do céu, mas daquela criança que estava nos braços de Maria e José! Os magos vieram de longe em busca da luz, mas os que moravam em Jerusalém não conseguiram ver a luz! E quando souberam da luz queriam eliminar e não adorar aquele brilho!
5. Herodes, não queria ver a luz que brilhava em uma frágil criança. Ele não estava disposto a abrir mão de nada. Os sacerdotes, que conheciam as Escrituras, também não queriam admitir que a luz de uma criança seria mais importante que todas suas tradições e mandamentos. 
6. Os magos de oriente, só queriam compartilhar, só queriam doar do melhor que tinham, como forma de celebrar alegremente um novo tempo para a humanidade! 
7. Hoje quando nos lembramos do Batismo de Jesus vemos que ele também se doa em favor de nós. Jesus, a Palavra de Deus feita humanidade, não precisava ser batizado! Mas, ofereceu-se no Batismo para nos mostrar o caminho, o caminho da mesma doação pela qual ele morreria em uma cruel e injusta Cruz Romana, e venceria a morte por amor a nós. De novo sacerdotes e governantes que não queriam abrir mão de nada em favor de ninguém, são os promotores da morte!
8. Quem somos nós como Igreja? Esta é uma pergunta que Julia e sua família trazem para nós. Somos capazes de ver a luz que ela traz, podemos com ela abrir mão de nosso orgulho e comodidade que dar ela e este mundo tão necessitado o melhor de nós?
9. Quem somos nós como seres humanos? Somos como os magos do oriente, atentos aos sinais novos, sinais que mostram caminhos de justiça, de amor? Hoje vamos reafirmar com Julia que queremos ser pessoas assim, e vamos pedir a Deus, através de Jesus Cristo, Nosso Senhor, e pelo poder do Espírito Santo, que nos ajude a sermos reflexos dessa luz, desse amor, dessa partilha! Obrigado a Deus por Julia, obrigado a Julia pela luz que neste dia traz para nós! 
Paróquia da Ascensão, 11 de Janeiro de 2015, Festa do Batismo de Nosso Senhor.

Roteiro da Liturgia da Celebração  do 1º  Domingo de Epifania – 11/1/2015
Acolhida.
Canto Inicial: Tu me encontrastes em meio à noite – L. 171.
Invocação da Trindade Cantada – LOC, p.69.
Oficiante: Coleta pela Pureza (p.69).
Kyrie Cantado (LOC, p.70).
Oficiante: Coleta do 1º Dom. da Epifania, Festa do Batismo do Senhor – LOC, p. 114.
Todos/as: Coleta do Batismo, LOC, p.149.
1ª Leitura: Isaías 42:1-9.
Salmo 89:20-27 (LOC, p. 327).
2ª Leitura: Atos dos Apóstolos 10:34-8.
Preparação para o Evangelho: Tua Palavra é Lâmpada para os meus pés. 
Bispo: Leitura do Evangelho (Mc 1:7-11).
Bispo (Meditação). 
Cano de Preparação do Batismo: Cristo sente amor por mim (L. 41, 1ª e 2ª).
Rito do Batismo, LOC, p.163.
Canto, Laudate 41, (3ª)
Confissão de Pecados (LOC,p. 74)
Bispo: Absolvição. 
A Paz do Senhor (Quando olho em você).
Hino de Ofertório: Cristo Pão da Vida (H. 165).
Grande Oração Eucarística B (LOC, p.86).
Comunhão.
Avisos.
Canto Final: Vem eu mostrarei (L.183).